Alimentação eléctrica suplementar V1


Durante uma expedição poderemos ter vários equipamentos eléctricos alimentados a partir do panda, e como actualmente funciona quase tudo a 5V, temos de colocar os carregadores/alimentadores ligados à ficha de isqueiro. Fazendo as contas temos: GPS, carregador de telemóvel, carregador máquina fotográfica/câmara de vídeo e um tablet para diversão. Ou seja 4 alimentações, 4 carregadores/alimentadores, o que obriga a comprar um daqueles extensores de tomada de isqueiro, o que dá uma confusão e um volume desnecessário no panda.

Pelas contas acima necessitamos:
GPS - 1x5V
Carregador de telemóvel - 1x5V
Carregador máquina fotográfica e câmara de vídeo - 2x5V
Tablet - 1x5V e 1x9V (depende do modelo usado)
Total: 5x5V (USB) x 1x9V (Jack 2,5mm), todas as saídas terão disponíveis 2 Amperes.

A solução para isto passa em ter já as fichas com a voltagem correcta para cada aparelho electrónico integradas no panda. Estas podem ser encastradas no tablier.
Para se conseguir a voltagem pretendida usamos um regulador de tensão do tipo LM78S05/9, ou equivalente, ele tem à saída 5/9V e 2A o que já é quatro vezes da intensidade (A) que uma porta USB fornece (cerca de 0,5A), mas quanto a isso podem ficar sossegados já que apesar de fornecer mais o aparelho que estiver ligado só vai consumir o necessário para ele! O tipo de regulador de tensão usado, já tem protecção contra sobre-aquecimento e curto-circuito.

Optei por colocar reguladores de 2A, pois desta forma não estamos preocupados onde vamos ligar o tablet ou outro equipamento com mais consumo e a diferença de preço entre a versão e 1A e a de 2A é de cêntimos.


Material:
5 Fichas USB de painel

1 Ficha JACK de 2,5mm

5 Reguladores de tensão LM78S05

1 Regulador de tensão LM78S09

6 Condensadores de 220uF/25V

6 Condensadores de 47uF/25V

5 Diodos Zener 5,6V/5W 1N5339BG

1 Diodo Zener 10V/5W 1N5347BG

6 Dissipadores. Em alternativa podem usar um que aloje todos os reguladores, desde que estes fiquem a uma distância mínima de 1cm entre eles.

6 Kits de isolamento

6 Porta fusíveis e fusíveis de 3A


O circuito:
O díodo zener nos circuitos seve para, se em caso de o regulador de tensão entrar em curto, proteger os equipamentos alimentados.
A alimentação destes circuitos, pode vir do cabo da alimentação do isqueiro, as ligações já sabem, usem sempre ligadores.
Se fixarem o dissipador a alguma parte metálica do panda, usem o kit de isolamento, este é colocado entre o dissipador e o regulador de tensão.
Clicar para aumentar


 

Clicar para aumentar

Sugestão do local para montagem:

Clicar para aumentar

Uma outra sugestão é de se adquirir um candeeiro a led com ligação a ficha USB e usar como luz de navegação.


A partir daqui a imaginação é que manda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caneta para Teste de Polaridade (12V)

Módulo de Ignição Electrónica (Platinado Electrónico)

Aplicação de Copo de Lubrificação nas ponteiras da direcção