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A mostrar mensagens de Maio, 2012

Alimentação eléctrica suplementar V1

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Durante uma expedição poderemos ter vários equipamentos eléctricos alimentados a partir do panda, e como actualmente funciona quase tudo a 5V, temos de colocar os carregadores/alimentadores ligados à ficha de isqueiro. Fazendo as contas temos: GPS, carregador de telemóvel, carregador máquina fotográfica/câmara de vídeo e um tablet para diversão. Ou seja 4 alimentações, 4 carregadores/alimentadores, o que obriga a comprar um daqueles extensores de tomada de isqueiro, o que dá uma confusão e um volume desnecessário no panda.
Pelas contas acima necessitamos: GPS - 1x5V Carregador de telemóvel - 1x5V Carregador máquina fotográfica e câmara de vídeo - 2x5V Tablet - 1x5V e 1x9V (depende do modelo usado) Total: 5x5V (USB) x 1x9V (Jack 2,5mm), todas as saídas terão disponíveis 2 Amperes.
A solução para isto passa em ter já as fichas com a voltagem correcta para cada aparelho electrónico integradas no panda. Estas podem ser encastradas no tablier. Para se conseguir a voltagem pretendida usamos um reg…

Contador de Km’s parciais e totais

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Quando se faz uma expedição ou outro com um RoadBook torna-se necessário um aparelho que dê a indicação dos quilómetros parciais e totais (o mais conhecido é o terratrip), existem soluções para isso no mercado, mas são caras, abaixo irei deixar uma dica para se poder usufruir de um “terratrip” por menos de 15€.

A solução está em usar um ciclocomputador, estes são de baixo preço e dependendo do modelo e preço tem várias funções, embora o que necessitamos é da leitura dos quilómetros parciais e totais.

O mais importante a ter em atenção na aquisição é que deve ser um modelo com fios, com um visor grande e de preferência com retroiluminação.
Não vou perder tempo a dizer quais as funções e afins do ciclocomputadores, isso encontra-se no Google.

O ciclocomputador: Os ciclocomputadores são compostos de 4 subconjuntos: íman, sensor, cabo e visor. O princípio de funcionamento consiste em que ao passar o íman pelo sensor este imite um impulso eléctrico que é conduzido pelo cabo até ao visor, o visor…

Isolar componentes eléctricos do motor

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Vê-se frequentemente alguns pandas com snorkel, mas por vezes os seus proprietários esquecem-se de isolar os componentes eléctricos do motor, tornando o uso do snorkel apenas estético! Abaixo irei descrever algumas soluções para isolar os componentes eléctricos de forma fácil e relativamente barata.

A solução simples e básica: Segundo alguns pandistas da velha guarda, basta “encharcar” o distribuidor e velas com Redex Bala. Atenção que convém, deixar secar, caso contrário pode incendiar.

A solução simples e barata:
Distribuidor Esta técnica é mais barata, mais simples que vedar o distribuidor com silicone ou “fita isolante liquida”, e a grande vantagem é se, em um percurso necessitarmos efectuar manutenção no distribuidor, basta soltar a luva da base do distribuidor, fazer a manutenção necessária, prende-la novamente e continuamos com o distribuidor vedado para o resto do percurso. Utiliza-se uma luva de borracha, das que são vendidas em casas de materiais de construção, (a luva forrada é m…

Pranchas de desatasco

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Obrigatório nas expedições, com elas podermos desatascar o panda de locais lamacentos, arenosos, passagem de valas, etc, etc.

Existe muita oferta no mercado, mas os preços são o oposto do Panda… grandes!
Como o peso do panda é de 800kg vazio, as coisas facilitam-se e assim sendo podemos explorar soluções mais económicas que as pranchas de desatasco.
As referidas soluções rondam os 15€ por uma prancha de 1000x200mm, estas são conhecidas no mercado como grelhas de pavimento, usadas para escoamento e drenagem de águas.

Tal como nas pranchas de desatasco, existem muitas opções no mercado, grelhas quadriculadas, grelhas de barras e grelhas estampadas. Os materiais também podem ser dos mais variados, aço, ferro, alumínio e fibra.

Antes de comprarem uma grelha, devem ter em atenção que esta deve ser no mínimo de classe B125 (grelha aplicada em passeios e parques de estacionamento de veículos ligeiros).

A montagem/localização das mesmas pode ser na mala ou se tiverem uma grade de tecto podem ser fi…

Ar Comprimido - CO2

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Todos nós sabemos como é útil para diminuir a pressão dos pneus na areia ou pedra. O problema é que, ao regressar à estrada os riscos envolvidos quando circulando a baixas pressões, pode ser elevado. Também sabemos o quão prático seria ter uma pistola de ar comprimido quando se muda um pneu ou desapertar uma porca e ainda mais quando o factor tempo é importante.
Estas situações podem ser contempladas com um sistema de ar comprimido. Eles são de vários tipos. O motor e depósito, sistema de ar a bordo (OBA por sua sigla em Inglês) e o sistema de CO2.
Neste post vou explicar uma forma fácil e económica para construir um kit de CO2 para uso campista, na garagem ou no todo-o-terreno.
O conceito é simples: CO2 (dióxido de carbono) é armazenado num deposito metálico no estado líquido e em baixa pressão. Quando libertado, tem a propriedade de evaporação, gerando uma pressão que é controlada utilizando um regulador. Assim que chegar a 700-800psi o processo evaporativo pára até que a pressão do gá…