sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Reforço da Instalação Eléctrica


Nada como uma instalação eléctrica de confiança durante uma expedição.

Assim sendo abaixo deixo dois esquemas:

Este para uso de lâmpadas H4 100/90W (ilegal para uso em estrada e poderá "queimar" o reflector/espelho dos faróis, dependendo da qualidade do farol em si. Nada como um teste para tirar teimas!)


Clicar para aumentar

Este segundo serve apenas para "poupar" a instalação original, mantendo as lâmpadas H4 60/55W que equipam os pandas, ficando desta forma toda a carga na instalação a executar.
Clicar para aumentar

Reparem que continuo a insistir na colocação de diodos na alimentação dos relés, tal deve-se de que ao ser cortada a alimentação dos relés gera-se um arco voltaico, arco esse que poderá ser prejudicial aos órgãos e equipamentos electrónicos existentes no Panda. É opcional se não quiserem colocar não coloquem.

Este esquema está feito de forma a não alterar/danificar a instalação do Panda! Assim quando um dia o venderem e quiserem utilizar a instalação em outro Panda, basta retirar e ligar as fichas H4 originais às lâmpadas.

A caixa de fusíveis usada é uma de 6 fusíveis, já prevendo futuros projectos tais como:
- Alimentação de 5V/3A.
- Desembaciador/descongelador do para-brisas (útil para aqueles dias de inverno em que se deixa o carro no exterior e se tem de raspar o gelo), activado remotamente.
- Aplicação do sistema "follow me home". Útil para aquelas noites sem iluminação quando se sai ou se vai para o Panda, activado remotamente.
- Faróis de nevoeiro/longo alcance (longo alcance apenas para a versão 55W).

Sem comentários:

Enviar um comentário