sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Módulo de Ignição Electrónica (Platinado Electrónico)


Funcionamento:
Esta dica é útil para os Pandistas que possuem Pandas ou Marbellas com motores a platinado.

Nos Motores a platinado a corrente eléctrica que passa pelo platinado é muito alta, causando um desgaste muito grande dos contactos, não alimentando a bobina que acaba por não gerar uma faísca necessária para boa combustão do motor. Este desgaste altera o ponto de ignição, o que aumenta o consumo de combustível e diminui rendimento do motor.

Com este módulo electrónico isso não acontece, pois este fica responsável pelo controlo de toda corrente eléctrica que irá alimentar a bobina, deixando platinado apenas como sensor de ponto de ignição. Assim o platinado não terá nenhum desgaste, alimentando sempre 100% da potência da bobina, o que proporciona maior rendimento do motor e economia de combustível.


Vantagens:
Arranque a frio instantâneo.
Durabilidade do platinado.
Economia de combustível.
Não sai fora de ponto.
Aceleração muito mais rápida.
Alimenta sempre 100% da bobina.
Motor mais estável a baixas rotações.


Montagem:

Material necessário:
1 Transístor IRGB14C40L
1 Transístor BD140
1 Díodo 1N4007
1 Resistência de 1KΩ 1/4W
2 Resistências de 220Ω 1/4W
1 Placa de circuito impresso de linha completa, perfurada
1 Dissipador e respectivos acessórios de isolamento/fixação
Pasta térmica
Fios

Esquema:
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Montagem:
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Montagem do transístor no dissipador de calor:
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Advertências:
Retirar o condensador do platinado.
Após a instalação, afinar o ponto do motor.

2 comentários:

  1. Bom dia, belo projeto.
    Tenho uma duvida, esse sistema pode usar bobina kw 67?
    O fio de cobre 1,5, soldado na parte cobreada é só para fazer trilha?

    Obrigado, gostei muito do seu projeto. Ja comprei os matérias so falta soldar o fio 1,5 na parte cobreada e saber da bobina.

    Abraço

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  2. Ola boa tarde,

    Não testei, mas consultando as características da bobina em questão, pode usar sem qualquer problema.

    Sim o fio e para fazer de trilha, já que se usar a de cobre existente esta em uma situação de possível falha, devido á intensidade da bobina.

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