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A mostrar mensagens de Janeiro, 2014

Solução para o Tlim Tlim da transmissão

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Por vezes os Panda 4x4 começam a sofrer o peso da idade e uma das coisas que se começa a notar é um tlim tlim vindo de baixo do Panda. Esse ruído deve-se ao desgaste que a transmissão sofreu. A solução aqui apresentada não é uma reparação, mas uma forma de silenciar esses ruídos, de forma barata, injectando massa lubrificante ou valvolina espessa (90 ou superior). O objectivo é preencher os espaços vazios dentro do veio para evitar o efeito de "câmara de som" que existe com ele vazio e provoca a ressonância metálica das folgas da transmissão.

Material: 2 Copos de Lubrificação pequenos (para aperto com chave 11, por exemplo).

Execução: Retirar o veio de transmissão entre a saída da caixa  e o primeiro apoio.
Perfurar o veio de transmissão com dois furos rigorosamente em quadrantes opostos na secção adequada dos copos de lubrificação utilizados. Consultar esta mensagem para saber como furar e roscar o veio por forma a colocar os copos de lubrificação.
Apertar os grassés (atenção, est…

Aplicação de Copo de Lubrificação nas ponteiras da direcção

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Esta solução permite prolongar a vida útil das ponteiras da direcção, é uma solução simples e barata que pode ser reaproveitada quando se der o "fim de vida" das ponteiras.
Material: 2 copos de lubrificação (um para cada ponteira). Broca de acordo com o diâmetro dos copos de lubrificação (ver explicação abaixo). Macho de abrir roscas.
Como criar uma rosca:
Acima vemos uma rosca e os parâmetros básicos da mesma. No sistema métrico, as roscas costumam ser denominadas essencialmente pelo diâmetro principal do parafuso (Major dia. na figura). Também é comum vermos referências ao passo da rosca (pitch, na figura), ou seja, a distância entre dois fios de rosca consecutivos, até porque existem casos em que um fabricante pode optar por usar uma rosca de passo maior ou menor que o standard. Por exemplo, em aplicações mais exigentes em termos de precisão ou sujeitas a maior trepidação, opta-se frequentemente por roscas de passo mais fino para ter melhor ajuste e ser mais difícil que a fixaç…

"Lettering" 4X4 SISLEY

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Actualmente cada vez mais Pandistas encontram dificuldade em encontrar o "lettering"/dizeres; 4X4 SISLEY.
Assim sendo disponibilizo aqui 3 tipos de ficheiros para que possam ir a uma gráfica, mandar imprimir e cortar.
Download: Formato .ai Formato .eps Formato .pdf

Módulo de Ignição Electrónica (Platinado Electrónico)

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Funcionamento: Esta dica é útil para os Pandistas que possuem Pandas ou Marbellas com motores a platinado.
Nos Motores a platinado a corrente eléctrica que passa pelo platinado é muito alta, causando um desgaste muito grande dos contactos, não alimentando a bobina que acaba por não gerar uma faísca necessária para boa combustão do motor. Este desgaste altera o ponto de ignição, o que aumenta o consumo de combustível e diminui rendimento do motor.
Com este módulo electrónico isso não acontece, pois este fica responsável pelo controlo de toda corrente eléctrica que irá alimentar a bobina, deixando platinado apenas como sensor de ponto de ignição. Assim o platinado não terá nenhum desgaste, alimentando sempre 100% da potência da bobina, o que proporciona maior rendimento do motor e economia de combustível.

Vantagens: Arranque a frio instantâneo. Durabilidade do platinado. Economia de combustível. Não sai fora de ponto. Aceleração muito mais rápida. Alimenta sempre 100% da bobina. Motor mais estável…

Carregador de Baterias "low cost"

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Descrição: Por Vezes deixamos o nosso Panda na garagem durante algum tempo e quando se vai a arrancar o motor... nada!!! A bateria descarregou, que chatice.
Nada mais útil que ter um carregador de baterias por perto. Para isso deixo aqui um carregador de fácil construção e barato.

Montagem:
Material necessário: 1 Lampada incandescente 1 Diodo 1N4007 1 Casquilho 1 Garra "jacaré" vermelha 1 Garra "jacaré" preta Fio de 2,5mm, preto Fio de 2,5mm, vermelho
Esquema: Clicar para aumentar
Montagem: Clicar para aumentar
Este carregador é mais eficiente com baterias de 12V e amperagem entre 30 e 70 amperes.
Exemplos de uso para uma carga de 24 horas: Moto: Bateria de 6V, usar lâmpada de 60W. Carro: Bateria de 12V, usar lâmpada de 100W Restantes: Bateria de 12/24V, usar lâmpada de 200W

Observações: O carregador não avisa quando a bateria estiver com a carga completa, porém não há problema, pois quando ela estiver totalmente carregada o carregador não consegue enviar carga para mesma.
Devem ter isto…

Aplicação do Pandista do Norte para Android

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Pré-visualização:

Download: Podem fazer o download aqui
O fazer scan ao seguinte código QR

Só não está publicado no Google Play porque os caramelos querem 25$!!!

Usufruam!

Protector de descarga da bateria

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Funcionamento:
Quando partimos para uma aventura no nosso Panda, geralmente temos algumas coisas extras ligadas, tais como; carregadores de telemóveis, computador portátil, geleira, conversor 12V>230V, etc. Por isso é necessário este protector, ou arriscamos-nos a quando quisermos ligar o motor não ter carga na bateria.
Assim este protector funciona da seguinte forma; quando a bateria está com carga acima de 10,6V díodo zener conduz, fazendo com que o transístor BD679 accione a bobina do relé.
No momento em que a tensão da bateria cair abaixo de 10V o díodo zener deixa de conduzir e a bobina do relé é desligada.

No esquema existe uma referência a uma resistência com valores entre 10 e 40 Ohms. Os valores são variáveis, devido o valor da resistência do relé que pode influenciar a voltagem de disparo. Como primeiro teste pode-se usar um resistência de 33 Ohms, tal como mostrado na "montagem"
O relé colocado é um relé NA-NF (Normalmente Aberto - Normalmente Fechado), mas poderá …

Monitor de carga da Bateria

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Funcionamento:
Este monitor é útil para sabermos quando já abusamos da carga da bateria do nosso Panda, avisando-nos quando a mesma já estiver em níveis "perigosos". Para entenderem o "código" das cores leiam o seguinte:
Laranja - Tensão entre 10,5V e 11,6V
Verde - Tensão acima de 11,6V
Vermelho - Tensão abaixo de 10,5V
Os valores de 11,6V podem ser alterados com a colocação de diodos zener de valores diferentes, por exemplo 12V.
Montagem do Monitor:
Material necessário:
1 Led bicolor verde/vermelho
2 Resistências de 470Ω
2 Resistências de 1KΩ (Kilo Ohm)
1 Transistor BC547
1 Diodo Zener 11V
1 Diodo Zener 8,2V
Para o "acabamento" usem a vossa imaginação

Esquema:
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Montagem:
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Caneta para Teste de Polaridade (12V)

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A caneta de teste de polaridade serve para analisar a instalação eléctrica do Panda e identificar a polaridade dos fios, conectores e outros pontos importantes. Também tem grande utilidade na manutenção do sistemas de ignição e injecção electrónica.
A caneta funciona da seguinte forma:

Ligada à bateria do panda, acende o led amarelo enquanto não estiver a realizar nenhuma medição ou quando o circuito que se está a medir não tiver nenhum tipo de tensão;Quando a mesma detectar tensão, através da medição de um ponto qualquer do circuito pela agulha, deverá acender o led vermelho, caso esse ponto possuir uma tensão positiva. E acende o led verde quando ocorrer o contrário, ou seja detecta naquele ponto, uma tensão negativa.
Montagem da Caneta:
Material necessário:
1 led verde1 led vermelho1 led amarelo2 resistências de 1KΩ (Kilo Ohm)1 Garra "jacaré" vermelha1 Garra "jacaré" pretaCabo preto e vermelhoPara a ponta podem usar o que encontrarem de melhorPara o "acabamento…